sábado, 16 de maio de 2020

20 anos de Tese de Teixeira

Nesse ano de 2020 estamos comemorando os vinte anos da defesa da Tese de Doutorado do Prof. Alexandre Magno Rodrigues Teixeira, defendida em dezembro de 2000. O trabalho teve como título "Estudo de transições de fase em cristais de LiK(1-x)(NH4)xSO4 por espectroscopias Brillouin e Raman". A banca de defesa foi composta pelos professores Paulo de Tarso Freire, Josué Mendes Filho e Francisco Erivan Melo (Universidade Federal do Ceará), Vólia Lemos e Carlos Lenz Cesar (UNICAMP) e Oreste Pilla (Università degli Studi di Trento). Na referida tese realizou-se um estudo dos modos vibracionais do LiKSO4, LiK0,96(NH4)0,04SO4 e LiK0,80(NH4)0,20SO4, investigando-se os efeitos de temperatura e pressão nas transições de fase dos materiais. Observou-se que no material com 20% de amônio ocorreram mudanças nas propriedades elásticas do material em relação aquelas do sulfato de lítio e potássio. Observou-se que abaixo de 170 K ocorre um dobramento dos picos Brillouin quase-longitudinal gama_16 e quase-transversal gama_17, acompanhado por mudanças no padrão de difração de raios-X. Essas mudanças também ocorreram abaixo de 10 K, com características de transição de fase ferroelástica. Com mudança no parâmetro pressão, observou-se que a transição de fase beta - gama ocorre para o material com 20% de amônio num valor de pressão 0,5 GPa inferior ao observado no sulfato de lítio e potássio, fazendo com que o intervalo de estabilidade dessa fase seja reduzido em torno de 25%.


Foto da defesa da Tese de Doutorado do Prof. Alexandre Magno Rodrigues Teixeira. Na foto o Prof. Paulo Freire, o Prof. Alexandre Teixeira, a Profa. Volia Lemos, o Prof. Oreste Pilla e mais atrás os Profs. Josué Mendes Filho e Carlos Lenz Cesar [dezembro/2000].


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Calibração da pressão

A calibração da pressão no interior de uma célula a extremos de diamantes é uma importante etapa num experimento de altas pressões, seja ele...