Durante esse ano (2023) o LAP-UFC foi transferido para uma sala na ampliação do bloco de laboratórios [bloco 929] do Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará. Toda a montagem das células de pressão será feita nesse novo espaço onde estão localizadas todas as células de pressão, bem como material bibliográfico, manuais, reagentes químicos diversos, microscópios, etc, além de um pequeno espaço e quadro branco para discussão entre pesquisadores e estudantes. Também foram adquiridos e lá alocados dois novos equipamentos, que são fundamentais para a montagem das células de pressão. Trata-se de um microscópio ótico da Zeiss (Figura 1) e uma furadeira por eletroerosão Almax - easyLab (Figura 2).
domingo, 1 de outubro de 2023
Novos Equipamentos do LAP
Figura 1: Microscópio Óptico da Zeiss para auxiliar na montagem das células de pressão. O microscópio possui um software que pode gravar fotos e vídeos do que é observado.
O novo microscópio óptico da Zeiss vem se juntar a um outro já existente no laboratório, mas desprovido de câmera acoplada ao computador. Dessa forma, o equipamento agora adquirido representa um avanço em termos de aquisição de imagens, tanto para a montagem das bigornas de diamantes, quanto para a análise da morfologia da amostra durante, ou após, os experimentos de altas pressões.
Figura 2: Furadeira por eletroerosão da Almax-easyLab para produzir furos em gaxetas identadas. Será possível realizar furos com diâmetros ~ de 100, 150, 200 e 250 micras.
A furadeira, por seu turno, permitirá produzir furos com diversas dimensões, que estarão nas proporções apropriadas para o tamanho das mesas dos diamantes das diferentes células de pressão existentes no LAP. Ambos os equipamentos já encontram-se em uso pelos estudantes do Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade Federal do Ceará que desenvolvem as suas teses investigando materiais sob altas pressões. Na Figura 3, finalmente, apresenta-se uma foto de uma gaxeta furada com o novo equipamento Almax, obtida com o software do novo microscópio ótico.
Figura 3: Gaxeta com um orifício de cerca de 150 micras produzido com a furadeira de eletroerosão da Almax-easy. A fotografia foi realizada através do microscópio óptico da Zeiss também recentemente adquirido.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Calibração da pressão
A calibração da pressão no interior de uma célula a extremos de diamantes é uma importante etapa num experimento de altas pressões, seja ele...
-
Ocorreu durante todo o dia 17 de outubro de 2024, o Workshop AMINO-35 ANOS, um evento que contou com a participação de pesquisadores e estu...
-
O problema do hidrogênio metálico é um das questões mais intrigantes nos últimos tempos relacionados com a física do estado sólido. Embora p...
-
Compostos do tipo perovskita híbridas orgânico - inorgânico ABX 3 (A= amina protonada, B= cátion metálico, X=haleto, CN - , N 3 - , HCOO - ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário