segunda-feira, 12 de agosto de 2019

AIRAPT 27

Ocorreu entre os dias 04/08 a 09/08/2019, no Rio de Janeiro, a 27th AIRAPT International Conference on High Pressure Science and Technology, com a presença de físicos, químicos, cientistas de materiais, engenheiros, geocientistas e biólogos de diversos países. Essa é a mais importante conferência internacional da área de altas pressões e ocorre a cada dois anos em diferentes países do globo. Nessa edição foram ministradas diversas palestras que versaram sobre temas diversos como propriedades da matéria em condições ultra-extremas com alta resolução síncrotron, reações de substâncias que ocorrem no manto terrestre, formas diversas do gelo, materiais ricos em hidrogênio para armazenagem de hidrogênio,  materiais supercondutores, métodos de inteligência artificial para testar a matéria em condições extremas, altas pressões com EXAFS e XANES, materiais emergentes em altas pressões por desenhos, entre outros assuntos. Do Laboratório de Altas Pressões do Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará participaram da conferência os professores José Alves Lima, Antonio Gomes e Eduardo Barros. Do estado do Ceará ainda estiveram presentes e apresentaram trabalhos, os professores José Valdenir Silveira (Campus de Sobral da UFC), Bruno Tavares Abagaro (Campus de Limoeiro do Norte da UECE) e Alexandre Magno Teixeira (Universidade Regional do Cariri).

Pesquisadores do LAP-UFC juntamente com o Prof. Alziro Jornada (UFRGS) no AIRAPT 27, no Rio de Janeiro.

quinta-feira, 8 de agosto de 2019

PRESSYNC

Ocorreu entre os dias 31/07 a 02/08/2019 em Campinas, num auditório do prédio do Sirius, LNLS/CNPEM, o Workshop Synchrotron Techniques Under High Pressure (PRESSYNC). Na programação, constaram palestras de pesquisadores do Brasil, Alemanha, França, Itália, Estados Unidos, África do Sul, China e Japão. Entre os temas apresentados estavam medidas em condições extremas com campos magnéticos intensos, espalhamento magnético, hidrogênio denso aquecido, fases de alta pressão do lítio, transições de fase em materiais orgânicos e inorgânicos e apresentação de estudos em altas pressões nos laboratórios de Los Alamos (EUA), Elettra (Itália) e Soleil (França). Do Laboratório de Altas Pressões do Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará, estiveram presentes o Prof. Alejandro Ayala, que deu a palestra "Low dimensional halide perovskites under extreme conditions" e o Prof. Paulo Freire, que falou sobre "Amino acids and peptides under high pressures"; do mesmo laboratório esteve também presente o Bolsista Pos-Doc Bruno Sousa e do Campus de Russas da UFC, o Prof. Antônio Neves. Além das apresentações técnicas, no final do encontro houve uma longa discussão sobre questões e perspectivas relacionadas à nova fonte de luz síncrotron brasileira, o Sirius.

Pesquisadores do LAP-UFC no PRESSYNC, que ocorreu no Sirius, Campinas.

Calibração da pressão

A calibração da pressão no interior de uma célula a extremos de diamantes é uma importante etapa num experimento de altas pressões, seja ele...