Os dois primeiros trabalhos da literatura que versaram sobre as propriedades vibracionais de cristais de aminoácidos submetidos a altas pressões, descreviam através da espectroscopia Raman o comportamento dos cristais de L-asparagina monohidratada [1] e de L-alanina [2]. Para se conseguir esses resultados, entre outros fatores, recordamos que foram conseguidos cristais de excelentes qualidades no Laboratório de Crescimento de Cristais do Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará. Esses cristais foram obtidos pelo método tradicional da evaporação lenta do solvente, no qual o reagente de alta pureza é dissolvido em água bi- ou tri-destilada próximo da quantidade limite de solubilidade dos respectivos reagentes (em outra postagem forneceremos detalhes do método). Abaixo colocamos as fotos de dois grupos de cristais crescidos nos nossos laboratórios.
Figura 1: Fotografia de cristais de L-asparagina monohidratada crescidos no Laboratório de Crescimento de Cristais do Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará. A base da figura tem 3,2 cm.
Figura 2: Fotografia de cristais de L-alanina crescidos no Laboratório de Crescimento de Cristais do Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará.
[1] Pressure-induced phase transitions in
monohydrated l-asparagine aminoacid crystals, A.J.D. Moreno, P.T.C.Freire,
F.E.A. Melo, M.A.Araújo Silva, I. Guedes, J. Mendes Filho, Solid State
Communications 103, 655 – 658 (1997).
[2] High-pressure Raman study of L-alanine
crystal, A.M.R. Teixeira, P.T.C. Freire, A.J.D. Moreno, J.M. Sasaki, A.P.
Ayala, J.M. Filho, F.E.A. Melo, Solid State Communications 116,
405 – 409 (2000).